segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mais algumas imagens do XC2 de ontem




Algumas imagens do XC2 de ontem




O Outro ângulo...


Parabéns a todo o pessoal do XC, na generalidade nada têm a ver com o ano passado e á dois anos atrás, quer a descer quer a subir, a evolução é notória.

XC2 Sete Cidades

Realizou-se nas Sete Cidades a 2.ª prova do campeonato regional de xc com um percurso renovado e com um grau mais elevado de exigência para os pilotos.
Tal como o Melo previu, houve grandes dificuldades, e grandes quedas...mas também houve atletas que tiveram grandes desempenhos!
"Puxando a brasa à nossa sardinha" realço a prestação do Melo, do Gaspar e do Narciso, que mostraram claramente que quem sabe até de "triciclo" se safa!

Untitled from Luis Garcia on Vimeo.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

XC2 Sete cidades - as descidas



Está ai mais um XC, desta vez na popular freguesia das Sete Cidades. A organização este ano foi corajosa, decidindo romper com a "moleza" de anteriores edições. Para tal aproveitou muito bem as secções "old School" abertas para as antigas provas de dh. É de salientar que as mesmas deixaram de ser utilizadas porque eram consideradas muito básicas e fora do contexto do DH moderno. Assim sendo, sempre fui da opinião que estas zonas encaixavam muito bem no XC actual, onde as bikespossuem tecnologia mais do que suficiente para andar neste tipo de caminhos, no entanto, é preciso saber usá-las.
O percurso está fantástico, com subidas duras, descidas rápidas, trialeiras e zonas rolantes, querem mais...só falta mesmo uns saltinhos.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

URGE Cabo Verde

A marca francesa de capacetes URGE desde 2009 tem vindo a realizar anualmente um Enduro cujos fundos angariados revertem para populações carenciadas de países subdesenvolvidos, em 2009 foi no Kenya, em 2010 no Nepal e este ano em Cabo Verde, na ilha do Fogo.
Aqui fica o vídeo desta prova, com imagens fabulosas tanto da Ilha como da "performance" dos pilotos!
Enjoy it!

...mais um incentivo...


Ai está um dos expoentes máximos da nova geração, Troy Brosnan, vi este "rapá" em Whistler e na altura era um "meia leca" magrinho e baixinho, mas andava nas horas...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Domingo "Remake"

Depois do excelente ride de Domingo passado, hoje foi consensual a repetição da dose. Igualar as mesmas passagens, acrescentar mais uma ou terminar em grande no PT eram os objectivos para o dia. Este foram alcançados mas a descida final colocou os riders a "bailar" de um lado para outro, devido ao piso super escorregadio. Mesmo assim, concluiu-se mais um domingo no Concelho mais Enduro/Freeride de S. Miguel. Próximo fim de semana será diferente até lá, tenham uma excelente semana.
Nota: na foto acima estão os riders que finalizaram o passeio na totalidade, no entanto falta o RJG que já se encontrava no "snack" a aguardar a esperada bifana.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Whistler Experience

Para recordar um pouco a nossa viagem a Whistler aqui deixo uma passagem por um dos melhores trilhos de Whistler "A-Line".

Untitled from Lourenço Cymbron on Vimeo.

Site Azevedo Competições

A nova época já rola e as equipas já se mexem. A extinta equipa do Stª Clara de DH transita este ano novamente sob a supervisão do carismático João Azevedo e associada ao Rosinhas, Rádio Atlântida e á Monbike.
A Azevedo Competições criou um site muito completo, com uma excelente imagem essencial nos dias de hoje para dar um retorno positivo aos patrocinadores.
Desde já o nosso bem haja para este novo projecto, com votos de grandes sucessos nesta época.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cube Fritzz SL 2011...

Passados 3 anos, chegou a altura de trocar a minha Specialized Enduro SL 2008 por uma nova montada, optei por uma Cube Fritzz SL 2011 porque me parece uma boa opção em termos de relação preço qualidade e na minha opinião são estéticamente muito bem conseguidas. Espero que esta bicicleta seja tão boa ou melhor que a minha bicicleta anterior, que foi uma bicicleta que superou as minhas melhores expectativas.
Agora que a frota do pessoal está quase toda renovada, em termos de bikes e "caçapetes", estão reunidas as condições para que este ano seja o ano dos Enduros, venham eles.

Detalhes: clicar no titulo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Scratch Experience Take 2

Antes de arrancar-mos para o nosso ride este domingo, tinha uma grande dúvida (e alguns dos presentes também) sobre este modelo "será que vou conseguir fazer as ascensões ao topo dos trilhos sem ter um esgotamento..." isto tudo devido ao prato único montado na frente. No final do ride já nem lembrava disso.
Sem dúvida que é uma bike pensada para o tipo de condução que nós fazemos aqui no TL, no entanto consegue-se ir um pouco mais ao limite na descida comparativamente á Rocky Mountain de 152mm. Isto notou-se no ataque á zona de pedras do Pico do Bodes, praticamente foi a direito com segurança e controle. Em zonas técnicas ao nível de curvas em S's entre árvores, tem uma agilidade impressionante devido á suspensão de coroa simples e geometria do quadro.
Ficam a faltar os derradeiros testes no PT e no PF, bem como falta ainda optimizar a posição de condução que não está a 100%. Quando se acaba um ride com um sorriso rasgado e sem nada partido é sinal que o rider e a bike fizeram o seu trabalho, este domingo foi assim.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Inspired Bicycles - Danny MacAskill April 2009


100% Enduro

Foto de grupo com o paraiso dos furos lá ao fundo, nos montes atrás de nós, tirada após um dos melhores rides desta temporada. Foram cinco passagens em três trilhos diferentes da zona, enchendo as medidas ao pessoal. Salientar o regresso aos rides do Araujo e do Tété bem como a estreia do Pimentel. Foi a dose certa para encarar mais uma semana de trabalho.

Monsanto By Barrote

A pedido de muitas familias finalmente fiz um video dos meus treinos em Monsanto (Lisboa).
Monsanto é o maior parque florestal em Lisboa ocupa cerca de 900 hectares no centro de Lisboa (foto abaixo).
Aqui fica um pequeno testemunho das potencialidades deste parque.



Mapa de Localização

Monsanto by Barrote from Lourenço Cymbron on Vimeo.

Os drops em 2002


Depois de uma ou duas passagens nos 3km, iamos treinar a técnica para a pirâmide da península e arredores, ficavamos por ali a treinar e a rir uns dos outros.
Chega ao fim um regresso ao passado e ao baú das recordações. Agora é hora de olhar o futuro e neste momento será sair de casa rumo á Povoação e aos melhores trilhos de S. Miguel, onde se irá juntar á semelhança de 2002, um grupo de amigos para mais um ride, neste caso de domingo de manhã.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sábados á Tarde



Mudam-se as bikes, vão entrando, saindo e regressando algumas caras, mas o espírito dos rides mudou muito pouco nos últimos 10 anos.
Aos sábados a rotina nas Sete Cidades era quase sempre a mesma, 3 km com as secções antigas, pilares, trialeira das árvores, terminando assim a primeira parte da volta. Um percurso completamente banal nos dias de hoje mas naquela altura contava-se pelos dedos de duas mãos os frequentadores com bike daquelas zonas.
Neste ride éramos cinco eu, o Gaspar, o Cidade, o Chico Maia e o Diogo. Ainda encontramos o Azevedo, o Rui Viveiros e outro rider que não consigo perceber quem é. Ainda pelo caminho encontramos o Barrote a dar cabo dos trilhos com a sua moto de motocross. Básicamente nesta altura éramos os únicos a andar regularmente de bike de DH.
Depois desta primeira parte seguia-se uma actividade mais técnica que consistia em fazer drops na península, ficávamos ali horas a andar de um lado para o outro e praticar aquelas descidas. Posso dizer que foi uma autêntica formação intensiva, que se revelou muito útil até hoje.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Project One


Estavamos em 2001 e o entusiasmo pelas bikes chegava aquele ponto em que temos de registar aquilo que fazemos. Eu e o meu amigo Chico Maia, na altura queriamos fazer um filme, mas como andavamos mal (e ainda andamos, lol)fomos falar com quem sabia do assunto. No dia seguinte estavamos na antiga pista de motocross munidos de uma câmara video 8 e com Frederico Martins a servir de cobaia. Cheios de ideias, foi colar a o video 8 no capacete com fita adesiva, para os planos "onboard"(na altura, o inventor da gopro nem sequer sabia que a ia inventar).
No final do dia ainda fomos fazer uma imagens para os drops de cascalho do caldeirão. Á noite foi a vez do visionamento e montagem de video para video, mas sem nunca conseguir meter a musica (não me lembro qual era a original).
Resumindo recuperei este trabalho, a montagem está conforme o original, dez anos passados acho que este filme tem planos que hoje em dia não os conseguimos fazer, bem como fazer "slowmotions" com videos era a coisa mais rudimentar que existia.
A minha carreira como editor ficou por ali (estava longe de pensar em voltar a fazer filmes), no entanto continuamos fazer imagens, entre as quais registos dos 3Km, Catedral e drops na peninsula. Estas imagens ficaram dez anos a criar bolor dentro de cassetes VHS. Neste momento posso dizer que alguns registos perderam-se para sempre mas ainda consegui recuperar outros que vou editar e postar aqui no TL.

DH em S.Miguel (Retrospectiva Parte I)

Já lá vai o tempo que o DH se fazia de rigída, naquela altura ter uma bike de suspensão total não era para todos, pelo menos em S.Miguel ninguem tinha uma... Chamavam nos de malucos, se calhar até tinham razão... mas enfim... muito se aprendeu...
As primeiras provas que existiu eram tipo triatlos que o Armindo (Atalhos do Mar) organizou onde havia a componente de bicicleta, canoa e Windsurf. O pessoal vinha todo à molhada pelos 3 km abaixo até ao campo de futebol nas Sete Cidades, grandes malhos que havia, alguns nem cá baixo chegavam lololo...enfim bons tempos.

Aqui deixo umas fotos tiradas do baú para recordar esses tempos...
Campeonato Nacional em Palmela 1999 já lá vão 11 anos, o tempo passa...

Eu e o Frederico fomos pela primeira vez fazer a prova rainha do DH Nacional fiquei em 3º Lugar e o Fred em 4ºlugar separados por 14 decimas de segundo. Foi a primeira prova que fizemos de DH ainda não se organizava provas em S.Miguel tirando as provas malucas do Armindo que acima mencionei.

Os dois de bike rigida com suspensões de 80 mm de curso. A meio do percurso tinha um salto triplo com cerca de 7 m, mais coisa menos coisa, que poucos saltavam, muito menos de rigída. Nesse ano apareceram dois Açorianos "malucos" que saltavam-no de rigída lololo...no dia antes da prova dei um malho nesse salto e parti a jante da frente, claro que no dia da prova não o saltei tava todo "cagado" ainda assim deu para o 3º tempo a 4 segundos do 1ºLugar.






Local de eleição era as Sete Cidades toda gente ia para lá andar, 3 km, parque de campismo e etc.. mais tarde é que se começou a ir para o lados do Monte Escuro e Lagoa de Fogo(Foto abaixo).













Á 3ª é de vez...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O verdadeiro estradista


Normalmente não gosto de "postar" filmes que não sejam da nossa autoria, no entanto existem registos que merecem ser divulgados.
Este filme marca pela sua diferença. Bikes de estrada e riders de estrada não são a nossa "onda", mas este estradista freerider merece toda a minha admiração.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ride de domingo à tarde

Esta tarde lá se fizeram mais uns km's monte abaixo e monte acima... Em 30min combinou-se um ride e lá foram os trialeiros Taveira, VMA e Canivete Suíço, mais conhecido por Barrote lol... O percurso foi o seguinte:
Via rápida, Remédios, Macela, Pico de Santa Bárbara (acho que é isso...) descida para o final dos Portões Vermelhos, Pico de Fogo, praia do Pópulo e regresso à Fajã de Baixo.
Apesar do frio e da muita lama, resultado das chuvas desta noite, foi mais um domingo bem passado em cima das nossas bikes.

Visto ser pessoal um pouco 'oldschool' não há GPS's, nem conta-quilómetros nem GoPro's...apenas uma foto do telemóvel... lol

Scracth


The Scracth Experience from Melo on Vimeo.


Ontem foi dia de estrear a nova Trek Scracth, embora de uma maneira "encolhida" e sem grandes possibilidades de puxar pela máquina(ver post abaixo). O fabricante classifica esta bike como sendo um hibrído entre a Session (a descer) e a Remedy (a pedalar), pelo pouco que andei realmente ficamos com esta sensação. Mas não sejamos ingénuos, claro que esta bike não tem o "poder de fogo" ou a estabilidade de uma Session quando as coisas ficam sérias e nunca terá a capacidade atlética de subida de uma Remedy.
Não é uma bike "moloflex" tipo sofá, pois, sente-se o curso que ela possui somente quando é preciso, além de ser extremamente reactiva, gerando muita velocidade na saida de curvas e ganchos, quando se "martela" os cranks.
A Nova Fox 180 é impressionante, mais uma vez temos o melhor da fox 40 e da 36 colocados na frente de uma bike, boa rigidez, boa sensibilidade e leitura do terreno.
O uníco senão tem haver com o volante de origem (muito estreito), que tive de trocar pelo meu antigo para me sentir mais confortável. Talvez no futuro substitua o avanço para optimizar a posição de condução, de resto tudo 100%.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

...um dia desconsolado...

Depois de uns bons meses parados (no DH puro), alguma da velha guarda decidiu tirar o bolor das bikes e fazer umas "runs" no portal para matar saudades. Posso dizer que a malta teve azar a começar pelo dia péssimo que se fazia sentir na zona do trilho.
O VMA decidiu desmontar os pneus de lama, esperando as mesmas condições da semana anterior, resultado, furou as duas câmaras de ar a desmontar os pneus e desceu com pneus de seco na lama e com um deles furado. O nosso "canivete suíço" multi funções, Mr. Barrote decidiu montar pneus de lama, no processo descobriu que também tinha estragado um pipo da câmara de ar. Mas a melhor situação foi a de ter levado consigo sapatos com cleats "crank brothers" e esqueceu-se que tinha spd's montados na bike. Eu levei tudo certo apenas deixei atrás as joelheiras e os sapatos de encaixe, tive de descer com as sapatilhas do Narciso em cima de pedais SPD com aderência zero. Tudo isto em cima de uma bike nova. O Narciso tanto fintou os azares e esquecimentos como ainda forneceu um cartão SD para a gopro, porque senão era mais uma sessão de filmagens a "seco".